terça-feira, 9 de julho de 2013

A mente é o “eu”.

Então, vamos descobrir o que é essa coisa extraordinária denominada mente, pois esse é o problema e nada mais. É a mente que cria o problema; é o pensamento, a mente condicionada, a mente que é pequena, estreita, intolerante, que cria as crenças, as ideias e o conhecimento, e que está incapacitada por seus próprios conceitos, vaidades, ambições, avidez e frustrações. Portanto, é a mente que precisa ser compreendida, e essa mente é o “eu”, essa mente é o ego – e não algum “eu superior”. A mente inventa o “eu superior” e então diz ser ela somente uma ferramenta para alcançar o “eu superior”. Tal modo de pensar é absurdo, imaturo. É a mente que inventa todas essas vias de fuga e, a partir daí, prossegue para fazer afirmações.
Portanto, vamos descobrir o que é a mente, mas você não pode descobrir com base na minha descrição. Vou falar a respeito disso, mas, se você se ativer a reconhecê-la por meio da descrição, então você não estará conhecendo o estado da sua mente.

Krishnamurti – The Collected Works vol XI, p 64.

Compreendendo a mediocridade de nossa mente:http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br/2012/09/compreendendo-mediocridade-de-nossa.html



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário