quarta-feira, 10 de julho de 2013

U.G. KRISHNAMURTI E A MÍSTICA DA ILUMINAÇÃO.

"As pessoas me chamam de ‘iluminado’– detesto esse termo – não podem achar outra palavra para descrever o modo como funciono. Ao mesmo tempo, mostro que não há absolutamente tal coisa como iluminação. Digo isso porque toda minha vida busquei e quis ser um iluminado, e descobri que não há uma tal coisa como iluminação, de maneira alguma, e então não surge a pergunta se uma determinada pessoa é iluminada ou não. Eu não dou a mínima para um Buda do século VI A.C., muito menos a todos os outros pretendentes que já temos em nosso meio. São um bando de exploradores e prosperam na credulidade das pessoas. Não há nenhum poder fora do homem. O homem criou Deus por medo. Então o problema é o medo e não Deus.
Descobri por mim mesmo e sozinho que não há um eu – ‘self’ - para perceber – realizar – é dessa percepção – realização – que estou falando. Isso vem como um golpe estraçalhador. Bate em você como um raio. Você investiu tudo numa cesta, auto-realização, e, de repente no fim, descobre que não há um ‘eu’ a descobrir, não há um eu a perceber – e você se diz “Que diabos estive fazendo toda minha vida?!” Isso arrebenta com você.
Todo tipo de coisas aconteceu comigo – passei por isso, você vê. A dor física era insuportável – é por isso que digo mesmo que você não quer isto. Quisera poder lhe dar um vislumbre disto, uma ideia disto – então você não ia querer nem tocar nisto, de jeito nenhum. O que você está procurando não existe; é um mito.
Você ia querer não ter nada a ver com isto".

http://goo.gl/cpGUj
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário