terça-feira, 9 de julho de 2013

Sobre a violência.

Pergunta: Em toda parte, tanto interior como exteriormente, vê-se o incitamento à violência. O ódio, a má-vontade, a mesquinhez, a agressão, imperam não só na Índia mas também nos quatro cantos do mundo e na própria psique do homem. Qual a vossa solução para esta crise?

K: "O fato é muito mais importante do que o que deveria ser. O fato é que sois violentos; e vos recusais a olhar de frente este fato, porque, dizeis, não deveis ser assim. Clamais contra a violência, procurais repeli-la, porém ela continua a existir. Reconhecei o fato de que sois violentos, em vez de cultivardes o ideal de não violência, coisa inexistente, pois só assim se pode acabar a violência. Vossa atenção não está então distraída, está toda entregue à compreensão da violência e podeis, por conseguinte, fazer alguma coisa com relação à violência; podeis ocupar-vos atentamente, diligentemente com o fato da violência, da má-vontade, da degradação, da crueldade. E eis porque é tão importante acabar com o ideal, aboli-lo completamente".

..."Mas olhar de frente o fato é muito difícil para a mente que está há séculos sendo educada para aceitar o ideal como coisa digna de nossos esforços. Praticais a não violência, Ahimsa e tudo o mais — e isto para mim é puro absurdo, já que não se trata de um fato. O fato é que sois violento, como o tendes comprovado vezes e mais vezes, e ele significa que sois sem compaixão ; e não se pode ter compaixão na forma de ideal. Ou somos compassivos ou não somos. Existe violência no mundo, porque existe em vosso coração; e a expulsão da violência deve ser o vosso único cuidado, e não o cultivo do ideal da não violência. Para expulsardes a violência, tendes de aplicar-lhe a vossa atenção, na vida de cada dia, tornando-vos cônscios das vossas palavras, dos vossos gestos, do modo como falais com vossos criados, vossos vizinhos, vossa mulher e filhos. Vossa violência indica que não há amor entre vós — e isso é um fato. Se puderdes considerar o fato, então, com essa própria ação, transformareis o fato, atuareis de alguma maneira sobre ele".

Krishnamurti — Da solidão à plenitude humana - ICK

Texto completo:http://pensarcompulsivo.blogspot.com.br/2013/06/sobre-vossa-hipocrita-existencia-dupla.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário