terça-feira, 9 de julho de 2013

Quando não comparo, eu entendo o que eu sou.

…Ao longo da vida, desde a infância, da escola, até morrermos, somos ensinados a nos comparar com os outros; porém quando eu me comparo com outra pessoa estou destruindo a mim mesmo. Numa escola, numa escola normal onde há muitos garotos, quando um garoto é comparado com outro que é muito inteligente, que é o melhor da turma, o que está na realidade acontecendo? Estão destruindo o garoto. É isso que fazemos durante a vida. Agora, posso viver sem comparação - sem comparação com ninguém? Isto significa que não existe nem importante, nem humilde - não existe um que é superior e o outro que é inferior. Você na verdade é aquilo que você é, e para entender o que você é, este processo de comparação tem que terminar. Se eu estiver sempre me comparando com algum santo ou algum mestre, com algum homem de negócios, escritor, poeta e tudo mais, o que aconteceu comigo - o que eu fiz? Eu somente comparo a fim de obter, a fim de alcançar, a fim de vir a ser - mas quando não comparo, começo a entender o que eu sou. Começar a entender o que eu sou é muito mais fascinante, muito mais interessante; vai além de toda essa estúpida comparação.

J.Krishnamurti, Talks & Dialogues Saanen 1967, p 86.http://www.jkrishnamurti.org/pt/krishnamurti-teachings/view-daily-quote/20110622.php

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário